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Chamada Pública EEEP Eusébio e Guaiuba 2011-1

Governo do Estado do Ceará

Secretaria da Educação

Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - 1ª CREDE - Maracanaú

Núcleo Regional de Desenvolvimento da Educação – NRDES

CONVITE PARA PROCESSO DE ADESÃO PARA A COMPOSIÇÃO DA EQUIPE DE PROFESSORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ABRANGÊNCIA DA 1ª CREDE

( EUSÉBIO e GUAIUBA )

 

Caros Professores e Professoras:

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará, através da 1ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – 1ª CREDE convida-os a participarem do processo de adesão para a composição da equipe de professores das Escolas Estaduais de Educação Profissional sob jurisdição desta CREDE.

Neste sentido, segue-se um conjunto de informações que embasarão cada professor e professora neste processo de adesão. Além da descrição de como será organizado o processo.

Torne-se um professor ou professora das Escolas Estaduais de Educação Profissional. Este é um instigante desafio para os educadores.

  1. O que é a Escola de Educação Profissional? É uma Escola de Educação da Juventude que fará a articulação do ensino médio com a educação profissional. Esta tarefa se coloca como um novo desafio para a rede estadual de ensino médio do Ceará. Constitui-se de uma estratégia para dar efetividade a uma necessidade e anseio dos jovens: vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

  2. Quais os princípios básicos das Escolas Estaduais de Educação Profissional? Uma grande referência para a implantação dessas escolas tem sido a experiência do Programa de Desenvolvimento dos Centros de Ensino Experimental – PROCENTRO de Pernambuco. Desta experiência estamos nos apropriando, especialmente, de sua filosofia de gestão denominada TESE – Tecnologia Empresarial Sócio Educacional – que está servindo de base para a definição dos princípios básicos das Escolas Profissionais, tais como:

  1. Protagonismo juvenil: protagonismo vem do grego e, literalmente, significa lutador principal. O cerne do protagonismo na Escola Profissional é a participação ativa e construtiva do jovem na vida da escola. Portanto, o jovem como partícipe em todas as ações da escola e construtor do seu projeto de vida. Neste sentido, a equipe da Escola Profissional (núcleo gestor, professores e demais servidores) deve criar condições para que o jovem possa vivenciar e desenvolver suas competências: cognitiva (aprender a aprender); produtiva (aprender a fazer); relacional (aprender a conviver); e pessoal (aprender a ser).

  2. Formação continuada: a articulação com a educação profissional e o protagonismo juvenil tornam a formação continuada, especialmente do professor, uma exigência ainda maior na Escola Profissional. Isto implica numa disposição dos educadores para um processo contínuo de aperfeiçoamento profissional e de compromisso com o seu autodesenvolvimento.

  3. Atitude empresarial: isto significa, essencialmente, o foco no alcance dos objetivos e resultados pactuados. A Escola Profissional deve ser eficiente nos processos, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem e eficaz nos resultados.

  4. Corresponsabilidade: educadores, pais, alunos, SEDUC e outros parceiros comprometidos com a qualidade do ensino e da aprendizagem, garantindo a eficiência nos processos e a eficácia nos resultados.

  5. Replicabilidade: constitui-se numa das características da pesquisa científica, ou seja, toda investigação deve poder ser integralmente reproduzida. Neste sentido, a filosofia de gestão das Escolas Profissionais, pautada nestes princípios básicos, poderá servir de referência para as demais escolas da rede estadual.

     

  1. Quais os desafios metodológicos que a articulação com a educação profissional impõem para a Escola Profissional?

O grande desafio é articular teoria e prática. Considerando, nesta perspectiva, o saber científico e o saber tácito que advém das experiências coletivas e individuais dos estudantes; a articulação entre parte e totalidade de forma a permitir uma sintonia entre todos os componentes curriculares, tanto da formação geral, quanto da específica; e o rompimento com a dualidade propedêutico e profissional através da efetivação de uma base curricular unitária.

Neste sentido, é importante ressaltar que a educação integrada não se faz sem a adesão de gestores e de professores encarregados da formação geral e da formação específica. É preciso discutir e elaborar coletivamente, as estratégias acadêmico-científicas de integração, o processo de ensino-aprendizagem e uma constante atualização curricular.

  1. Como será composta a equipe de professores das Escolas Estaduais de Educação Profissional?

O processo de composição da equipe de professores constitui-se prioritariamente de adesão. Neste sentido, poderão aderir professores da rede estadual de ensino, efetivos, concursados ou temporários aprovados no Artigo 4º ( 2010 e 2011 ) e / ou Seleção da UECE, desde que habilitados para os componentes curriculares ofertados, com experiência mínima de 02 (dois) anos de docência.



  1. Como está organizado o processo de composição da equipe de professores da formação geral?

Este processo será coordenado pela 1ª Crede / Maracanaú ( NRDES ). Será constituído das seguintes etapas:

I. Processo inicial de adesão: acontecerá dos dias 19 de julho a 22 de julho de 2011. Cada professor interessado deve se dirigir a 1ª Crede / Maracanaú, no Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola – NRDES , Av. Padre José Holanda do Vale 1971 – Piratininga – Maracanaú, no horário das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00, para preencher uma ficha de adesão, onde deverá indicar sua opção de escola, anexar cópias dos documentos pessoas: RG, CPF, Título de Eleitor, PIS/PASEP e 01 foto 3x4 colorida e recente. Entregar um currículo vitae, com a comprovação da experiência na disciplina desejada e cursos na área, de no mínimo 80 ( oitenta ) horas. A inscrição tem caráter condicional, podendo ser cancelada a qualquer tempo, desde que verificadas falsidade ou inexatidão nas informações prestadas.

  1. Análise do currículo: 25 de julho de 2011.

  2. Divulgação da Análise de curriculo no 26 de julho de 2011, no site: www.crede01.seduc.ce.gov.br

IV.Seminário para melhor conhecimento da Escola de Educação Profissional: este terá como foco a Tecnologia Empresarial Sócio Educacional – TESE. O objetivo é dar maiores subsídios para a tomada de decisão, ou seja, contribuir na identificação dos professores que de fato estão dispostos e convictos a empreenderem o desafio das Escolas Estaduais de Educação Profissional. Este seminário acontecerá no dia 27, 28 e 29 de julho de 2011, na Escola de escolha do candidato. Serão indicados os três professores com maior pontuação no curriculum por disciplina para participarem desta etapa, de acordo com as carências relacionadas abaixo pelas Escolas de Educação Profissional. Os Professores serão avaliados pelos gestores da Escola quanto a sua adequação ao perfil para atuação na Escola Profissional, e dentre os três será escolhido o que melhor se adequar a este perfil.

    V. Resultado : o resultado do processo será divulgado no dia 01 de agosto de 2011, na própria Escola onde acontecerá a TESE e no site: www.crede01.seduc.ce.gov.br .

    6. Todos os professores terão uma jornada semanal de 40 horas (manhã e tarde) a serem cumpridas na própria escola com atividades pedagógicas em sala de aula, orientações individuais e acompanhamento de alunos, estudos e planejamento, elaboração de material didático, reuniões. Devendo também serem consideradas algumas atividades, também educativas, inerentes a Escola Profissional em que os alunos terão tempo integral na escola.

 

NOME DA ESCOLA

CARÊNCIA

EEEP Eusébio de Queiroz Coutinho Mattoso da Camara - Eusébio

01 professor de Química

 

EEEP José Ivanilton Nocrato - Guaiúba

01 professor de Química

01 professor de Matemática






Maracanaú, 15 de julho de 2011.






Pedro Henrique Sampaio Silveira

Coordenador da 1ª CREDE





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