I Mostra Literária JTF – “Dicionário amoroso de Fortaleza: um tour pela cidade”

30 de julho de 2015 - 19:55

A EEFM José Tristão Filho realizou a I Mostra Literária que teve como principal objetivo valorizar a literatura cearense, com o foco na leitura e na escrita, relacionando- as com as múltiplas artes. O evento, idealizado pela coordenadora pedagógica Emannuelly Leão e a professora de Língua Portuguesa Vanessa Paulino, ocorreu nos dias 08 a 12 de junho, com as categorias Artes Visuais e Teatro.

A obra estudada foi Dicionário amoroso de Fortaleza, da escritora cearense Tércia Montenegro, lançada na Bienal no livro em 2014, e que teve seu relançamento dia 13 de abril de 2015, no aniversário de Fortaleza. O livro é estruturado em forma de verbete de dicionário, com crônicas que perpassam por diversos espaços da cidade.

O trabalho foi desenvolvido pelos professores de Língua Portuguesa: Sheila Rodrigues e Tatiane Cruz, com as turmas de 1o ano (Artes Visuais) e Paulo Rifane e Vanessa Paulino, com as turmas de 2° e 3° ano (Teatro), respectivamente. Na categoria Artes Visuais, as turmas vencedoras foram: 1o C com “Ponte dos Ingleses”, 1o E com “Beira-mar” e 1°H com “Encetur”. Na categoria Teatro, as turmas vencedoras foram: 2° A com a peça “Visões da fé”, 2° B com a peça “Cemitério São João Batista” e o 3° D com a peça “Vem que tem humor”.

Este projeto foi construído visando incentivar ao estudo interdisciplinar, envolvendo os professores da área das Ciências Humanas: Ednaldo Pereira, Marilene Moreira e Rafael Queiroz, sobretudo nas aulas de campo, no tour pela cidade de Fortaleza.                                                                                                                                                                                 O encerramento da I Mostra Literária aconteceu no Centro Educacional de Arte e Cultura (CEARC), tendo demasiado apoio do coordenador Gláucio Prudêncio, com                                                                                                                          duas surpresas: uma homenagem à professora Vanessa Paulino realizada pelos alunos do 3° ano e o anúncio da formação do Núcleo de Artes JTF (Teatro, dança e música).