Histórico

Em 1996, no governo de Lúcio Gonçalo de Alcântara foi inaugurada a Delegacia Regional de Desenvolvimento da Educação (1ª DERE) ocorreu a seleção para Direção , sendo nomeada como Diretora a professora Francisca Muniz Freitas, cujo mandato foi de novembro de 1996 a junho de 2004. Na época o Centro não tinha sede própria e funcionava numa sala cedida pela Secretaria de Educação Municipal – SME – Maracanaú, situado à Rua Capitão Valdemar de Lima, Centro, na gestão do Prefeito Júlio César Costa Lima e do Secretário da Educação Municipal Professor Marcelo Farias.

Em 1997 o CREDE passou a funcionar em um prédio alugado na Rua Almir Dutra esquina com a Travessa Miguel Alves, Centro de Maracanaú. Ficando neste endereço até 2001.

No ano de 2004 o gestor do CREDE passou a ser denominado de Orientador(a) e não mais Diretor(a). Nesse ano o Professor Sandro Henrique do Nascimento Silva foi nomeado Orientador da Regional, cargo que ficou até janeiro de 2007, ano esse em que houve uma intervenção cujo Orientador passou a ser o Professor Francisco Torcápio Vieira.

Em 2001 o CREDE1 foi transferido para um prédio maior, situado na Avenida Padre José Holanda do Vale, nº 1971, bairro Piratininga. Funcionando neste local até 2018.

Em 2007 houve processo seletivo, assumiu a Professora Adriana Cynthia Oliveira Castro. Neste mesmo ano a instituição passou a ser chamada de Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – 1ª CREDE. A Professora Adriana Cynthia Oliveira Castro exerceu o seu mandato na gestão ficando até 2011 quando assumiu o Professor Pedro Henrique Sampaio Silvestre, cuja gestão foi de 2011 a 2015.

De 2015 à 2024 (março) esteve sob a coordenação da Professora Ana Geovanda Mourão Cavalcante. Com sua gestão a CREDE 1 passou a ter sede própria. Primeiramente no Conjunto Industrial, na antiga Escola Estadual Enoe Brandão, funcionando de 2018 a 2020, posteriormente demolido, devido à construção do Anel Viário, e assim, a nova sede própria da CREDE 1 passou a ser no antigo prédio do SESI, situado à Avenida Senador Virgílio Távora, 1103, Distrito Industrial.

Hoje, a regional encontra-se sob a coordenação interina da professora Dóris Sandra Silva Leão.