Ceará Científico Digital 2021 – Etapa Regional

23 de novembro de 2021 - 14:39

O Ceará Científico é uma política da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) que propõe a culminância de todos os projetos científicos e artístico-culturais trabalhados sistematicamente no cotidiano escolar, a fim de celebrar e socializar as produções de conhecimentos nas diversas áreas do saber.

Carta de Apresentação do Ceará Científico Digital 2021 – Etapa Regional

É com imensa alegria que lançamos os anais do Ceará Científico Digital 2021 – Etapa Regional (CCD2021 Regional) com os artigos desenvolvidos por alunos e professores da Rede Estadual de Educação do Ceará. Esta edição foi concebida de modo a encorajar os estudantes no universo da iniciação científica, desenvolvendo o espírito inventivo, a autonomia intelectual, o protagonismo estudantil e motivando a reflexão-ação que incide nas comunidades local e global, fortalecendo assim a pesquisa científica na Educação Básica.

A abordagem didática de cada artigo dialoga com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir dos eixos estruturantes: investigação científica, processos criativos, intervenção sociocultural e empreendedorismo.Cada trabalhobuscou motivar a compreensão dos princípios científicos com base no desenvolvimento tecnológico, artístico, sociocultural e ambiental, utilizando as pesquisas modernas e suas aplicações a fim de motivar construções que possam impactar positivamente a sociedade.

Desse modo, essas pesquisas promovem nos educando a capacidade de resolver problemas, encorajando a criatividade e a Cultura Maker de forma a levá-los a pensar em prováveis respostas, dialogando com a Internacionalização do Currículo (IoC) que de acordo com Leask (2015), envolve, invariavelmente, a revisão e a reflexão, a imaginação,a revisão e o planejamento, a ação e avaliação.

Desejamos assim que as produçõesfortaleçam o letramento científico, oportunizando novas formas de fazer Ciência, realçando a experiência do aprendizado, acompanhando as construções promovidas em todas as suas interfaces. Agradecemos o apoio dos gestores escolares, professores e estudantes, bem como a sugestão dos leitores que ajudaram a refinar este evento que transcende os muros científicos do Ceará. Esperamos que encontrem no Ceará Científico Regional 2021 o amparo necessário para o desenvolvimento de boas práticas pedagógicas nos componentes curriculares e itinerários formativos que compõem a Educação Básica.

Cordialmente,

Profa. Ma. Ana Geovanda Mourão Cavalcante

Prof. Esp. José Elisberto de Araújo e Silva

Profa. Ma. Suiane Costa Alves