Cecom realiza evento de repactuação de metas educacionais com municípios da Crede 1

26 de agosto de 2024 - 17:00

Dóris Leão, coordenadora da Crede 1, e Fábio Luís, orientador da Cecom 1

A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 1) realizou, na última sexta-feira (23), o evento de Repactuação de Metas Educacionais para a rede pública municipal de ensino em 2024. O encontro contou com a presença da secretária executiva de Cooperação com os Municípios, Emanuelle Grace, da coordenadora da Coordenadoria de Educação e Promoção Social (Coeps), Aparecida Prado, além de secretários de educação e equipes técnicas dos municípios de Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Guaiúba, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba.

Emanuelle Grace, Secretária Executiva de Cooperação com os municípios

O evento, organizado pela Célula de Cooperação com os Municípios (Cecom), foi iniciado pela Coordenadora da Crede 1, Dóris Leão, que destacou a importância da união entre estado e município para alcançar as metas estabelecidas e melhorar a educação pública. Fábio Luís, orientador da Cecom, reforçou a relevância dessa colaboração.

A secretária da educação do Ceará, Eliana Estrela, afirmou que “A pactuação de metas faz parte do nosso regime de colaboração com os municípios e é essencial para que todos tenham uma visão clara de suas redes de ensino, possibilitando o planejamento de estratégias para melhorar a educação”.

Durante o encontro, Ana Paula Pequeno, orientadora da Célula de Avaliação Educacional e Desempenho Acadêmico (CEADE), abordou as diretrizes para o Spaece 2024, destacando a importância da avaliação para o monitoramento e a melhoria da qualidade educacional. Além disso, o assistente técnico Fernando Hélio da COPEM/CEMUP apresentou a pauta “Mudanças no cálculo do ICMS 2024”, explicando como essas alterações impactarão o financiamento da educação nos municípios.

Ana Paula Pequeno, orientadora da Ceade

Fernando Hélio, técnico da Copem/Cemup

 

Criado em 2023, o Índice de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (IDE-Fundamental) será utilizado pela primeira vez e servirá como ferramenta de apoio para a Secretaria Estadual e as Secretarias Municipais no monitoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e na avaliação das ações que impactam esse índice.

As metas são baseadas em três índices de desenvolvimento da educação básica no Ensino Fundamental do Ceará: o IDE Fundamental Alfa, o IDE Fundamental Anos Iniciais e o IDE Fundamental Anos Finais. Esses índices são calculados a partir dos resultados das avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) e do desempenho dos alunos.

A repactuação de metas marca o início do processo de mobilização para as avaliações externas (Saeb e Spaece), reforçando o planejamento estratégico das escolas com foco na melhoria dos resultados de aprendizagem, ampliação do acesso, garantia da permanência dos alunos na escola, redução das desigualdades e aumento das oportunidades educacionais.

Veja as fotos das equipes das SME que participaram do evento.

 

Pactuação de Metas – Equipe de Aquiraz

 

Pactuação de Metas – Equipe de Caucaia

 

Pactuação de Metas – Equipe de Eusébio

 

Pactuação de Metas – Equipe de Guaiúba

 

Pactuação de Metas – Equipe de Itaitinga

 

Pactuação de Metas – Equipe de Maracanaú

Pactuação de Metas – Equipe de Maranguape

 

Pactuação de Metas – Equipe de Pacatuba