Crede 1 realiza I Fórum Indígena de 2024
18 de setembro de 2024 - 16:27
Equidade e valorização da educação Indígena é uma marca do Governo do Ceará, e a Secretaria da Educação (Seduc) atua no sentido de fazer valer este compromisso. Dentro desta perspectiva, a Coordenadoria Regional de Educação, CREDE 01, através da Célula de Cooperação com os Municípios – CECOM, realizou na última segunda-feira (16), o 1º Fórum Indígena CECOM. Com o tema “Construindo equidades nas escolas indígenas: Desafios e Perspectivas”, o evento contou com a presença de várias lideranças, gestores escolares indígenas e convidados, que dialogaram com palestrantes e com os Secretários Executivos Emanuelle Grace Kelly Santos de Oliveira – Secretária Executiva de Cooperação com os Municípios e Helder Nogueira Andrade – Secretário Executivo de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil.
A abertura dos trabalhos foi marcada pelas bênçãos e pedidos de força espiritual, conduzida pelo tradicional toré dos Tapebas, acompanhados por Pitaguarys, Anacés, Jenipapo-Kanindés e demais participantes do Fórum. Na fala de abertura, a Coordenadora da CREDE 01, professora Dóris Sandra Silva Leão, ressaltou a dupla missão das escolas indígenas em manter vivos os troncos culturais em consonância com os saberes disseminados no cotidiano das crianças e jovens das aldeias.
Os resultados gerados pelas formações das escolas indígenas, promovidas por formadores indígenas, nas palavras da Secretária Emanuelle Grace, tem sido fator de sucesso e responsável por circunstanciais melhorias na qualidade das escolas que revelam-se para além dos números.
As demandas históricas e imediatas da educação escolar indígena, também tiveram espaço e foram destacadas pelo Secretário Helder Nogueira como pontos prioritários e que devem avançar durante a gestão do atual Governador Elmano de Freitas.
Jorge Tabajara, Secretário Executivo da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (SEPINCE), ressaltou os desafios vividos pelas populações indígenas, porém destacou que a criação das Secretarias dos Povos Indígenas a nível nacional e estadual, significou uma virada de chave, com a participação direta das comunidades indígenas nas políticas públicas.
O Fórum contou com a palestra da Dra. Maria de Fátima Rosa Mendonça , Juíza do 1º Juizado da Mulher de Fortaleza, que apontou as ações do direito para a causa da mulher, bem como com as reflexões propostas pela palestra do professor Taumaturgo de Araújo que apontou caminhos para construção de uma cultura de paz no espaço escolar, a partir da comunicação não violenta e da implantação de uma cultura de acolhimento.
A rotina escolar foi tema abordado tanto à luz da Neurociência, pela professora Luzivany Freire, técnica da Secretaria Municipal da Educação do Município de Maracanaú, quanto pela Coordenadora da Coordenadoria de Educação Escolar Indígena, Quilombola e do Campo (COCIQ), professora Nohemy Rezende Ibanez, que abordou a importância da conciliação do calendário das atividades indígenas com o calendário letivo para garantir o cumprimento da carga horária letiva e o fortalecimento da cultura.
O evento foi finalizado com o recebimento, pelas mãos da Coordenadora Dóris Leão e do Orientador da Célula de Cooperação com os Municípios da CREDE 01, professor Fábio Luis, das placas com os Índices de Desenvolvimento Escolar – IDE, do ensino fundamental das escolas Indígenas e pactuação das metas para o ano letivo 2024.