Selo Escola Antirracista: Crede 1 tem 2 escolas premiadas e 11 certificadas pela Seduc no III Seminário Estadual em Educação para as Relações Étnico Raciais
14 de dezembro de 2024 - 22:31
Na última quinta e sexta-feira(12 e 13/12), em Fortaleza, no Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), em parceria com o Instituto Unibanco (IU), a Secretaria da Educação (Seduc) promoveu o III Seminário Estadual em Educação para as Relações Étnico-Raciais (Erer), com o tema “Meio ambiente: o futuro é ancestral”. O projeto visa oferecer meios para a efetiva implementação das Leis n° 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas em todo o país, dando visibilidade a povos esquecidos pelas abordagens tradicionais dos conteúdos eurocêntricos.
Inserida na pauta da educação antirracista na rede pública estadual, a iniciativa conta com ações pedagógicas compartilhadas e desenvolvidas com os/as estudantes, professores/as e gestores/as das escolas estaduais engajados/as no enfrentamento ao racismo em suas diversas formas. Visando valorizar os projetos pedagógicos em Educação para as Relações Étnico-Raciais desenvolvidos nas unidades escolares, a Seduc premiou as escolas que atingiram o três primeiros lugares e certificou com o Selo Escola Antirracista à 67 escolas estaduais do Ceará.
Dentre as unidades de ensino premiadas ou certificadas nessa última edição do programa, 13 delas pertencem a municípios atendidos pela 1ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 1), superintendência da Seduc situada em Maracanaú-CE.
Confiram a relação das escolas da Crede 1 premiadas e certificadas com o Selo Escola Antirracista – Edição 2024:
- EEMTI Albaniza Rocha Sarasate (Maracanaú) – premiada;
- EEMTI Francisco Nailton Cavalcante de Lima (Aquiraz) – premiada;
- EEEP José Ivanilton Nocrato (Guaiúba) – certificada;
- EEMTI Maria Zenóbia Rodrigues Braga (Caucaia) – certificada;
- EEEP Salaberga Torquato Gomes de Matos (Maranguape) – certificada;
- EEMTI Vicente Arruda (Caucaia) – certificada;
- EEEP Maria Carmem Vieira Moreira (Maracanaú) – certificada;
- EEEP Edson Queiroz (Eusébio) – certificada;
- EEEP Profa. Marly Ferreira Martins (Caucaia) – certificada;
- EEMTI Prof. Edmilson Pinheiro (Maracanaú) – certificada;
- EEMTI Lia Sidou (Aquiraz) – certificada;
- EEMTI Rotary Club São Miguel (Aquiraz) – certificada;
- EEMTI Cel. Osvaldo Studart (Aquiraz) – certificada.