CREDE 1 REALIZA I FÓRUM DAS ESCOLAS PROFISSIONAIS
20 de abril de 2018 - 19:50
CREDE 1 realiza 1º Fórum das Escolas Estaduais de Educação Profissional de 2018
No dia 20 de abril de 2018, a Crede 1 realizou o I Fórum de Educação Profissional de 2018, envolvendo as 11 escolas profissionais da regional. O evento ocorreu no formato de mesas redondas com temáticas voltadas para a compreensão dos processos de Nivelamento, Proficiência ENEM e SISU e Protagonismo Estudantil e Cuidado Discente desenvolvidos pelas escolas. Na perspectiva da troca de experiências, as escolas apresentaram as ações exitosas que vêm desenvolvendo com os estudantes ao longo dos anos.
A mesa 1, representada pelas escolas EEEP Gonzaga Mota, EEEP Francisco Aristóteles e EEEP Luíza de Teodoro, apresentou um panorama das ações voltadas para o nivelamento dos alunos, na perspectiva de prepará-los adequadamente para obter melhores resultados de aprendizagem, diminuindo, assim, as disparidades educacionais entre os próprios estudantes e oportunizando a eles condições necessárias para aprendizagem significativa.
A mesa 2, na qual participaram as escolas EEEP Eusébio de Queiroz e EEEP Marly Ferreira Martins, debateu ações voltadas para o protagonismo estudantil e chamou atenção para a necessidade de cuidarmos dos nossos alunos e professores no âmbito emocional. A escola Marly Ferreira apresentou sua experiência com a Educação em Direitos Humanos, tratando das questões ligados ao feminismo e ao machismo na sociedade atual. Já a escola Eusébio de Queiroz, abordou os projetos desenvolvidos que fortalecem os laços afetivos entre os alunos e deles com a escola, como a Oficina dos Sonhos. Também levantou uma rica discussão sobre a prevenção do suicídio nas escolas públicas e da necessidade de acolhimento desses estudantes que apresentam sinais de depressão e automutilação.
A mesa 3, composta pelas escolas EEEP Salaberga Torquato, EEEP Antônio Valmir e EEEP Alda Façanha, mostrou experiências com o ENEM e o ingresso dos alunos no ensino superior. Com muito entusiasmo, as escolas nos revelaram a importância de um trabalho focado e na necessidade de trabalhar com altas expectativas nos alunos. As ações desenvolvidas nesse processo de acompanhamento dos alunos, desde a isenção no ENEM até o ingresso na Universidade, se complementa com as ações motivacionais que envolvem as famílias e os alunos de outras séries, fortalecendo os laços afetivos entre eles e consolidando a identidade pela escola pública.
A Crede 1 agradece a todos os gestores, coordenadores e alunos que protagonizaram com muito entusiasmo esse momento.


