#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia publica artigo sobre o Curso de Formação de Ciências da Natureza da CREDE 1

26 de dezembro de 2018 - 12:43

Diante da importância da formação continuada de professores, a Revista Tear publicou o artigo PLATAFORMA AVACED COMO FERRAMENTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO – CREDE 1 na edição v.7, n.2, 2018 da #Tear que pode ser conferida pelo link a seguir:

 

 

https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear 

 

 

Autores: Suiane Costa Alves, Francisco Halyson Ferreira Gomes e Jośe Elisberto de Araújo e Silva

 

Resumo: A importância da formação continuada de professores tem sido alvo de discussões nos grandes centros acadêmicos. Ela tem por objetivo propiciar aos educadores a troca de experiências, o diálogo sobre as diferentes metodologias, estudo das competências socioemocionais, participação em feiras científicas, entre outras ações, que acabam por oportunizar o sentimento de cooperação e compartilhamento entre educadores e educandos. O reflexo dessa ação percebe-se na sala de aula, através da motivação dos estudantes que se tornam protagonistas de sua própria aprendizagem, caracterizando-se pela busca da ousadia, promoção da pesquisa, bem como o exercício do pensar. Desse modo, o presente artigo tem por objetivo abordar o uso da Plataforma AVACED, ambiente virtual de aprendizagem criado pelo Centro de Educação à Distância do Ceará, como ferramenta de formação continuada para professores da área de ciências da natureza (Física, Química e Biologia), apresentando resultados de aplicabilidade realizada na 1ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 1, localizada no Município de Maracanaú/CE. As categorias de análise, revelam que os fóruns propostos no curso estimulam o protagonismo do cursista, uma vez que abre espaço para expor seu pensamento sobre o tema estudado e promove a troca de experiências. Mostram a dificuldade que alguns cursistas apresentaram em interagir com outros cursistas, o que nos leva a afirmar que o uso de fóruns em cursos EaD precisa estar inserido numa metodologia de ensino que contemple a minimização das limitações observadas nos alunos.

 

Palavras-chave: Educação. Plataforma AVACED. Formação Continuada.

 

 

Ver Artigo