Universidade Federal do Ceará publica o artigo Projeto Parque-Escola: Contextualizando o Ensino e Promovendo a Aprendizagem de Física – CREDE 1
26 de dezembro de 2018 - 13:07
Livro Propostas Inovadoras de Ensino-Aprendizagem no Ensino de Ciências e Matemática.
1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 379-390.
ARTIGO: PROJETO PARQUE-ESCOLA: CONTEXTUALIZANDO O ENSINO E PROMOVENDO A APRENDIZAGEM EM FÍSICA
Autores: Francisco Halyson Ferreira Gomes e Suiane Costa Alves
Resumo: Um dos maiores desafios do ensino de física consiste na dinâmica do conhecimento compartilhado em sala de aula, aliado à vivência do aluno. Muitos educandos são levados a perguntar: por que devo estudar física? Como aplicar o conhecimento de física em ações cotidianas? O que se percebe, de um modo geral, é a exposição dos conteúdos programáticos que se mantém distante da realidade dos estudantes, de modo que a capacidade criativa e o espírito inventivo são pouco incentivados. Baseando-se na visão “moderna” da educação, deve-se levar em consideração fatores e ações que facilitem ou mesmo permitam uma aprendizagem real. Nesse sentido, esta pesquisa faz parte da aplicação de um estudo aliado ao Programa Parque Escola: aprendendo com a natureza, que aborda alguns tópicos que são considerados de grande importância para o ensino da física, no intuito de minimizar as dificuldades de aprendizagem através do processo de contextualização dos conteúdos específicos da disciplina.
Palavras-chave: Ensino de Física. Projeto Parque Escola. Aula de Campo.