Ceará Científico 2024: Crede 1 tem escola vencedora na etapa estadual
14 de dezembro de 2024 - 19:05
Nessa sexta-feira (13/12), no Centro de Eventos, em Fortaleza, foi concluída a etapa estadual do “Ceará Científico: mais solidário, mais cooperativo” de 2024 . O Ceará Científico é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc).
Os trabalhos avaliados foram desenvolvidos em cinco áreas de pesquisa: Ciências da Natureza, Educação Ambiental e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemáticas e suas Tecnologias; e Robótica, Automação e aplicação das TIC. Os trabalhos foram divididos, ainda, em quatro categorias: Ensino Médio; Ensino Médio – Ações Afirmativas; Pesquisa Júnior (voltada a alunos do Ensino Fundamental) e PcD (Pessoas com Deficiência) – Ensino Fundamental e Médio.
A Crede 1 participou com 11 trabalhos, tendo a escola EEEP Prof. Francisco Aristóteles de Sousa, Itaitinga-CE, premiada em 1o lugar em Robótica com o projeto E-Vision: Promovendo a Equidade de Gênero e Proteção às Mulheres com Tecnologia Assistiva. O projeto foi desenvolvido pelos/as estudantes Kayane Almeida, Jadson Araújo, Alice Magalhães, Diana Ferrer, Clara Barbosa, Caroline Bandeira, Victor Ferreira e Sophia Martins sob à orientação do Prof. Rodrigo Pereira e gestão escolar do Prof. Adriano Carvalho.
Além da escola premiada, participaram do evento estudantes das escolas estaduais EEEP Alda Profa. Alda Façanha (Aquiraz), Liceu de Caucaia (Caucaia), EEMTI Prof. Edmilson Pinheiro (Maracanaú), EEM José Milton de Vasconcelos Dias (Maracanaú), CEJA Profa. Raquel Castro e Silva de Miranda (Caucaia), EEM Dep. Fausto Aguiar Arruda (Pacatuba), e também estudantes das escolas municipais EEF Ana Albuquerque Campos (Pacatuba) e EEF Jardim de Fátima (Itaitinga).
Abrangência
Com abrangência estadual, a ação envolveu 468 alunos e 233 professores orientadores, tanto da rede estadual quanto de redes municipais, constituindo-se como o principal mecanismo de incentivo à pesquisa e à inovação nas escolas cearenses.
Na culminância do evento, houve a entrega do Selo Escola Sustentável 2024 às unidades de ensino selecionadas para receber a comenda dos respectivos os trabalhos vencedores do Ceará Científico 2024.